Comentários recentes

Votação

Em que estado comprou a sua moto?
Novo
37%
Semi-novo
27%
Usado
32%
Vintage
4%
Votos totais: 285

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Acidentes e fatalidades que podem surgir quando andar de moto

Andar de moto é uma atividade extraordinária para todos os motociclistas, no entanto, requer uma aprendizagem constante. Independentemente da experiência de condução de um moto rider, ele deve olhar para si mesmo como um aprendiz, pois na estrada encontram-se sempre muitos perigos à espreita. Conheça quais os acidentes e as fatalidades que poderão afetar um moto rider e salvaguarde o seu bem-estar e integridade física.

Como andar de moto na estrada

Existem cerca de 2.500 habilidades que um moto rider deve dominar para andar de moto com a máxima segurança. Se não andar de moto há já algum tempo, é importante começar devagar – readaptar-se à moto, à estrada, ao trânsito e à forma como eles estão interligados. No entanto, se andar de moto com regularidade, isso não quer dizer que não cometa um erro ou deslize de vez em quando, especialmente com as condições de trânsito atuais.

Para andar de moto de uma forma responsável, é necessário cumprir com os aspetos seguintes:

Saber estar e misturar-se na estrada

Atualmente, os moto riders devem saber estar e misturar-se na estrada com os outros condutores, pois, muitas vezes, esses automobilistas estão ocupados, distraídos e, normalmente, conduzem carros maiores e mais pesados.

Utilizar roupa e acessórios claros

Para a maioria dos automobilistas, as motos e as scooters são “invisíveis”. Cerca de 40 a 75% dos acidentes de moto verificam-se quando um automobilista muda de direção à esquerda, abalroando o moto rider que segue ao seu lado. Para que tal não aconteça, é aconselhável que um moto rider utilize roupas adequadas para andar de moto e um capacete com cores claras e fluorescentes para ser visto na estrada.

Saber que os motociclistas nem sempre são respeitados

Os motociclistas são utentes normais das vias públicas e, como tal, devem ser respeitados na estrada mas, nem sempre isso acontece. Muitos condutores pensam que por terem automóveis maiores têm prioridade sobre uma moto ou scooter e isso nunca devia acontecer a bem da segurança de todos.

Ser proativo

Para andar de moto em grupo ou de uma forma individual, é necessário que o moto rider seja proativo e inteligente. Para o conseguir, deverá estar sempre atento aos espelhos da moto, uma vez que estes lhe dão a conhecer todas as situações de trânsito que estão à sua volta. Os moto riders devem dedicar particular atenção às ultrapassagens e às mudanças de direção que pretendem efetuar e os espelhos retrovisores ajudam a tomar essas decisões. Por outro lado, deverá observar com detalhe o comportamento dos outros condutores porque qualquer distração poderá ser fatal.

Quais as principais causas dos acidentes mortais nas estradas

Atualmente, existe uma estatística muito preocupante que indica que os moto riders sofrem quase o dobro dos acidentes mortais nas estradas e isso acontece por várias razões.

A licença de condução

Normalmente, um em cada quatro acidentes mortais de viação que envolvem motociclistas indicam que estes não possuem uma licença de condução ou que a mesma encontra-se invalidada. Isso significa que não existe qualquer tipo de preocupação em cumprir as regras e as normas da estrada e isso pode colocar a vida das outras pessoas em perigo.

O seguro da moto

A falta de seguro de uma moto também está relacionada com os acidentes mortais que ocorrem na estrada. Atualmente, existem seguros para motos com excelentes coberturas, prémios e a preços muito acessíveis. Como tal, nunca comprometa a sua segurança e adquira um bom seguro para a sua moto.

O álcool

O alto teor de álcool no sangue é uma das causas principais dos acidentes mortais de muitos motociclistas no asfalto. O álcool atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome e isso pode ser fatal na estrada.

O conhecimento que o motociclista tem da sua moto

Se um motociclista comprar uma moto nova, é preciso fazer muitos quilómetros no asfalto para conseguir perceber como é que ela funciona corretamente. Por outro lado, é de realçar que todas as motos precisam de uma manutenção periódica. Assim sendo, um rider deverá saber em que estado se encontram os pneus da moto e se existe algum problema técnico que possa estar a afetar o seu andamento.

A experiência de condução

Independentemente de a moto ser leve ou pesada, grande ou pequena, de alta ou de baixa cilindrada, é muito importante verificar a experiência de condução de um moto rider. Para andar de moto com segurança, é necessário dominar a moto, saber curvar, acelerar, travar e manter a calma nas situações de maior perigo.