Comentários recentes

Votação

Em que estado comprou a sua moto?
Novo
37%
Semi-novo
27%
Usado
32%
Vintage
4%
Votos totais: 285

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como comprar a melhor moto

Na compra de uma moto existe uma série de fatores que o motociclista deve levar em consideração para comprar a melhor. Deve ter em atenção as suas características físicas e psicológicas, a forma como conduz e o estilo de moto que melhor se adapta à sua maneira de ser e de estar na vida. Saiba como comprar a melhor moto e consiga toda a liberdade que o prazer da condução de duas rodas lhe oferece.

Como comprar a melhor moto

Para comprar a melhor moto é necessário escolher aquela que melhor se adapta ao seu estilo e se adequa às suas características e necessidades. Estes são os critérios principais que um motociclista deve considerar no momento de comprar aquela que é a moto perfeita para si.
O facto de ser a melhor moto, não quer dizer necessariamente que seja a melhor moto do mundo, esse é um critério muito subjetivo e de difícil medição, porque para umas pessoas a melhor moto é a que anda mais rápido, para outras poderá ser a que tem mais potência. O que faz com que uma determinada moto seja a melhor, é a forma como essa moto é a melhor para si.
Para ser a melhor para si, todos os motociclistas devem fazer uma introspeção e apreciação profunda das suas intenções, limitações e necessidades para com a moto nova. A sua avaliação deve ir de encontro aos critérios seguintes:

A experiência do condutor

Conduzir uma motorizada é uma experiência fantástica e muito divertida. Contudo, também pode ser letal quando se comete algum erro. Portanto, antes de considerar a compra de uma moto deve avaliar sempre as suas capacidades e habilidades. Quando ainda é um iniciante, deve ter o dobro dos cuidados, uma vez que ainda não tem a tarimba necessária para se desenvencilhar de qualquer tipo de dificuldade. Dessa forma, deve colocar em prática todos os ensinamentos que lhe foram dados no momento da instrução. Caso seja um motociclista com alguma experiência, mas esteve afastado da condução durante alguns tempos, antes de se fazer à estrada deve atualizar os seus conhecimentos rodoviários numa escola de condução.

O tipo de condução

A forma como conduz é um dos aspetos mais importantes que deve ter em conta quando se encontra no momento de adquirir uma nova moto. Cada condutor tem consciência das suas limitações e insuficiências e sabe aquilo que é melhor para si, independentemente de ser aquilo com que sempre sonhou ou não. Dessa forma, deve comprar uma moto de acordo com a condução que habitualmente pratica para que as suas expectativas não saiam defraudadas. Por exemplo se é uma pessoa que não gosta de conduzir a grandes velocidades, uma moto desportiva por muito interessante que esteticamente possa ser, não é a melhor solução de compra. O condutor deve conhecer todos os tipos de motos que estão ao seu alcance e ser perspicaz ao ponto de escolher aquela que é mais adequada para si e para o seu tipo de condução.

A necessidade de compra de uma moto nova

Não faltam motivos para comprar uma moto nova, contudo para os mais indecisos existem alguns fatores a considerar. Aquilo que todos os motociclistas se devem perguntar é se a moto tem de necessariamente ser nova ou se, face aos planos que tem em mente para ela, pode ser usada. Uma moto nova representa sempre um investimento avultado e na eventualidade de não ser bem aquilo o que o motociclista estava à espera, a hipótese de troca poderá ser remota, o que, consequentemente, poderá pesar no seu bolso.
Por outro lado, uma moto usada tem um preço mais acessível e representa um investimento mais seguro e calculado. O motociclista tem várias hipóteses à sua disposição e, se pretender, poderá até adquirir online a moto que mais deseja . Se optar por uma moto usada, mais tarde, se as finanças assim o permitirem pode adquirir uma nova moto, do mesmo tipo, marca e modelo. Caso a moto usada não seja do seu agrado, por qualquer motivo, existem sempre alternativas para adquirir outra, como por exemplo incluí-la num pacote de troca, o que lhe permite recuperar parte do investimento inicial.
O condutor deve refletir sempre nos passos que vai dar e pesar todas as vantagens e desvantagens que a compra de uma moto nova significa.

O dinheiro que está disposto a investir

O dinheiro que está disposto a gastar para adquirir uma moto é uma opção pessoal que está completamente ligada ao tipo de moto que pretende comprar e ao estado da mesma. Existem motos para todos os gostos e estilos e também para todas as carteiras. Uma moto pode ser tão ou mais cara que um automóvel e reflete um investimento para a vida. A moto mais cara do mundo pertence à Chrysler, é a Dodge Tomahawk e custa a módica quantia de 435.944 Euros/978.465 reais.
Não faltam soluções de compra, é por isso que antes de decidir, deve fazer um balanço à saúde das suas finanças e estudar as opções de crédito que os concessionários disponibilizam, pois poderão ser vantajosas para si, quer opte pela compra de uma moto nova ou usada.

As hipóteses de compra

Para escolher a melhor moto para si, tem à sua disposição vários tipos de motos , cada uma com o seu estilo próprio. Nunca se deve esquecer que a melhor moto é aquela que vai ao encontro de tudo aquilo que você é. Um motociclista deve estar em sintonia com a sua moto, só assim é que ela se revela perfeita. Atente aos exemplos seguintes:

  • Quando a moto se encontra na posição vertical e o motociclista não toca com os pés no chão, isso quer dizer que a moto é grande demais e isso constitui um handicap muito negativo para um condutor, pois elimina vários tipos de motos. Neste caso em concreto uma scooter pode ser uma solução;
  • No caso de se tratar da compra da primeira moto, o motociclista não deve escolher uma moto com alta performance ou que atinja grandes velocidades, como as desportivas, pois não tem o traquejo necessário e mãos para ela;
  • Se pretende utilizar a moto como um meio de transporte diário considere a aquisição de uma moto street pois é a que é mais indicada para esse tipo de condução graças à sua mobilidade e conforto;
  • Para todas as pessoas mais tradicionais que pretendem apenas aliar o prazer da condução de duas rodas ao máximo conforto, as motos custom são a melhor resposta, pois são sinónimo de comodidade e bem-estar;
  • Para todos os que procuram o motociclismo como um desporto de competição, a melhor moto para eles será a de motocross, nomeadamente as motards e as supermotards;
  • Para aqueles que gostam de passar os fins de semana em contacto com a natureza ou nas montanhas e procuram uma moto para ser utilizada em qualquer tipo de piso, a melhor opção de compra recai sobre as motos de todo o terreno.

Estes são apenas alguns exemplos, não quer dizer necessariamente que eles aconteçam na íntegra, pois podem ocorrer exceções, no entanto representam hipóteses concretas e factos verídicos que contribuem para a compra da melhor moto e para a segurança dos motociclistas na condução e na estrada.