Comentários recentes

Votação

Em que estado comprou a sua moto?
Novo
37%
Semi-novo
27%
Usado
32%
Vintage
4%
Votos totais: 285

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como cuidar do capacete

O capacete de uma moto é um dos acessórios mais importantes para a proteção de um motociclista na estrada, pois impede a ocorrência de lesões em caso de acidente. Dessa forma, saiba como cuidar do capacete e garanta a sua segurança na condução de uma moto.

Para que um capacete exerça perfeitamente a sua função de proteção, é necessário que esteja nas melhores condições de utilização e isso é um aspeto ao qual todos os motociclistas devem estar particularmente atentos. Se um capacete for bem tratado, melhor será a qualidade e segurança oferecida ao seu rider. Nesse sentido, para cuidar corretamente do seu capacete, deve cumprir com os aspetos seguintes:

A limpeza exterior

A manutenção e limpeza exterior de um capacete é extremamente importante para garantir a sua máxima eficiência. Para o fazer convenientemente, deve seguir as recomendações de segurança indicadas no manual do fabricante. Os capacetes têm um acabamento idêntico ao dos automóveis e, como tal, basta utilizar um pano macio com água e sabão para o limpar. Nunca deve utilizar produtos de limpeza à base de petróleo, especialmente se possui um capacete feito em policarbonato. A exposição a agentes de limpeza muito fortes conduzem à decomposição do capacete e à perda do seu valor de proteção. Por outro lado, tenha cuidado para não polir demais o seu capacete, pois acabará por “romper” o acabamento e isso faz com que o seu capacete perca aquele brilho tão especial.

A limpeza interior

A limpeza interior é também um aspeto de extrema importância, pois permite que o capacete se mantenha fresco e sem qualquer tipo de bactérias que, geralmente, são nocivas à saúde humana. A maioria dos capacetes tem interiores laváveis, que o motociclista deverá lavar com água e sabão. Posteriormente, basta deixar secar ao ar livre para assegurar que o forro não fica deformado.

O sistema de ventilação

O sistema de ventilação de um capacete evita o embaciamento da viseira e mantém o ar renovado no seu interior. Porém, este é o local onde frequentemente se encontram acumuladas todo o tipo de sujidade e poeiras. Dessa forma, para proceder à sua limpeza, deve retirar os interiores do capacete e, com a ajuda de um compressor de ar, deve ventilar todas as partículas que estejam a impedir a circulação do ar.

A viseira de proteção

Algumas viseiras de proteção podem ser retiradas em determinados tipos de capacete e podem ser lavadas à mão com sabão. Ao fazê-lo está a zelar pela sua própria segurança, pois está a melhorar significativamente o seu campo de visão. No entanto, deve ter em atenção que, ao limpar a viseira de proteção, deve utilizar um pano macio para evitar o aparecimento de arranhões. Se a viseira do seu capacete tiver qualquer tipo de arranhão, tenha cuidado, pois eles são os principais responsáveis pela distorção da vista dos motociclistas, principalmente no Inverno, e pela má perceção da origem das luzes dos outros veículos, o que pode ser muito perigoso na condução.

As modificações de um capacete

As modificações que podem ser realizadas num capacete são de todo desaconselháveis. Esta é uma má política de tratamento e utilização de um capacete, pois comprometerá seriamente a segurança do motociclista. É preferível optar pela compra de um capacete novo que se adeque aos seus gostos e necessidades, do que alterar a forma do seu capacete habitual.

A colocação do capacete

O local onde deixa o seu capacete é também um dos itens mais importantes no que diz respeito ao seu cuidar. Os capacetes são acessórios muito frágeis e não devem ser colocados à balda. Não deve colocar o seu capacete em superfícies rogosas, nem em locais instáveis, pois ele pode facilmente cair e ficar arranhado. Assim como também não o deve colocar nos espelhos da moto, pois pode estragar o seu forro interior. Para que o capacete esteja sempre seguro, coloque-o num local plano, como por exemplo o chão, um cavalete, ou uma prateleira.

Alguns cuidados gerais a ter com o capacete

Existem alguns hábitos que os motociclistas têm que, na maioria das vezes e de forma inconsciente, danificam e prejudicam o estado e a eficácia de um capacete. Nesse sentido, para que o seu capacete esteja sempre em perfeitas condições de utilização, existem alguns cuidados gerais a ter em conta. São eles:

  • O local ideal para guardar um capacete é um local plano, seco e com temperatura amena;
  • Os capacetes não devem ser guardados em áreas muito quentes ou muito frias, pois a exposição a temperaturas extremas corrompe a eficácia dos capacetes;
  • Depois de limpar o capacete e antes de o guardar, verifique se ele está completamente seco, caso contrário pode deformar o seu forro interior;
  • Não coloque o seu capacete perto dos combustíveis, fumos de escape e produtos de limpeza tóxicos, dado que estes materiais podem prejudicar a eficácia de proteção do capacete;
  • Não apertar demais os parafusos do capacete pois estes podem partir-se, se forem de plástico, ou rasgarem-se se forem de alumínio.