Comentários recentes

Votação

Em que estado comprou a sua moto?
Novo
37%
Semi-novo
27%
Usado
32%
Vintage
4%
Votos totais: 280

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como escolher os melhores pneus para a sua moto

Os pneus são um dos acessórios mais importantes na caracterização de uma moto. Eles são os responsáveis principais pelo contacto da moto com o solo. Dessa forma, saiba o que é necessário para escolher corretamente os melhores pneus para a sua moto, só assim conseguirá ter uma maior segurança na estrada e uma maior eficácia na sua condução. Para a escolha dos melhores pneus para a moto deve considerar os aspetos seguintes:

O tipo de condução

Para escolher os melhores pneus para a sua moto deve verificar qual o tipo de condução praticado: se é uma daquelas pessoas que gosta mais de viagens aventura ou de acelerar, pode optar por uns pneus mais rígidos; se prefere curvar e precisa que a moto obedeça imediatamente aos seus comandos, os pneus macios são os mais adequados e os mais eficazes.

O tipo de moto

A escolha dos melhores pneus para a sua moto está intimamente relacionada com a moto que possui. Existem vários tipos de motos, assim como vários tipos de pneus. Cada pneu foi testado e desenhado para um tipo de moto em particular. Por exemplo, se tem uma moto todo o terreno, os pneus todo o terreno são os mais apropriados para serem utilizados nessa mesma moto, pois são os que garantem os melhores resultados e uma melhor performance da moto. Em todo o caso, se tiver algum tipo de dúvida, pode esclarecê-la no manual do fabricante, que indica ao motociclista o pneu apropriado para a moto que tem em mãos.

A superfície onde vai conduzir

Um dos aspetos mais importantes que o motociclista deve considerar é a superfície onde vai conduzir. Assim como uma moto que é desenhada para um determinado tipo de terreno, os pneus também o são, caso contrário o motociclista não retirará o melhor desempenho da sua moto e dos seus pneus.

As especificações técnicas de um pneu

É importante verificar as especificações técnicas de um pneu para saber se estão de acordo com o livrete de condução, com o tipo de moto que possui, com o tipo de terreno e com a forma de utilização. Neste capítulo é importante conhecer e interpretar o que os números que se encontram presentes na lateral de um pneu querem dizer.

A interpretação dos números que se encontram na lateral de um pneu

Na parte lateral do pneu de uma moto estão descritos os códigos principais que ajudam o motociclista a identificar se o pneu que vai adquirir é o ideal para a sua moto. Ao saber interpretar o que as inscrições dos pneus querem dizer, o motociclista está a zelar pelo seu bem-estar e pela segurança da sua moto.

As condições climatéricas

O estado meteorológico é um fator que condiciona a escolha de um pneu para uma moto. Um motociclista deve ter em atenção as características meteorológicas que se fazem sentir na sua cidade ou região. Existem pneus projetados para tempo seco, que garantem o melhor rendimento da moto com bom tempo e outros que foram desenhados para tempo molhado e que garantem uma maior eficácia quando as condições climatéricas são desfavoráveis.

Os tipos de pneus disponíveis

Nem todos os pneus são os mais adequados para uma moto. Existem vários tipos de pneus, desde os de desporto, aos de estrada, até aos de competição. A escolha dos pneus mais adequados para uma moto obedece sempre ao tipo de condução de um motociclista. De uma forma geral, a média de vida de um pneu está na ordem dos 15.000 km. No entanto, alguns fatores como o tipo do desenho, tipo de pista, condições atmosféricas, características da motorizada e estilo de condução podem aumentar ou diminuir a vida útil dos pneus.

Compare os pneus

Cada fabricante oferece um determinado tipo de pneu que vai de encontro às necessidades mais particulares. Diferentes pneus e diferentes marcas têm características diferentes, existem os que têm as paredes mais duras e um ângulo maior de perfil e os que têm paredes macias com um perfil mais arredondado. Ao encontrar os pneus desejados, compare-os entre os mais diversos fabricantes de forma a encontrar aqueles que vão ao encontro das suas necessidades e lhe permitem poupar algum dinheiro.

Utilize sempre as medidas originais

No caso de estar a substituir os pneus da sua moto, não compre pneus mais largos com o intuito de melhorar o visual da sua moto, pois isso acabará por ser prejudicial não só para a sua moto, mas também para a sua carteira. Os pneus com perfil mais alto ou mais largo do que o que está definido e regulamentado, isto é, fora das especificações originais, desgastam prematuramente a banda de rodagem de um pneu e conduzem à quebra dos seus componentes principais, o que se traduz num mau investimento.