Comentários recentes

Votação

Em que estado comprou a sua moto?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como guardar e proteger a sua moto no Inverno

Guardar a moto no Inverno é a melhor maneira de a cuidar e proteger das más condições climatéricas. Saiba como deve guardar e proteger a sua moto no Inverno para que quando chegar a estação da Primavera a sua moto esteja em perfeitas condições de utilização.

Antes de guardar a sua moto nos meses de Inverno, existe uma série de procedimentos que devem ser acautelados de forma a proteger da melhor maneira possível o seu veículo. Dos mais importantes, deve cumprir com os seguintes:

Lave e limpe a moto

Antes de colocar a sua moto a “hibernar”, deve-a lavar e limpar minuciosamente. Certifique-se que todos os equipamentos e componentes da moto são lavados e polidos, pois essa é a forma mais eficaz de a manter e proteger durante os meses mais frios do Inverno.

Troque o óleo da moto

É aconselhável que troque o óleo do motor no momento de armazenar a sua moto. Em primeiro lugar, deve deixar a moto ligada durante alguns momentos para que o motor atinja as temperaturas normais de circulação. Posteriormente, deve-a desligar e trocar imediatamente o óleo para que ele se espalhe por todo o circuito. Esta é uma forma eficaz de evitar a substituição do filtro do óleo, porque as partículas e as poeiras que possam ficar no novo óleo serão praticamente nulas.

Encha o depósito de combustível

Ao encher o depósito de combustível da sua moto, está a impedir o aparecimento da ferrugem nos espaços vazios do próprio depósito. A presença da ferrugem no interior do depósito do combustível é um handicap muito forte e traz consigo vários problemas mecânicos. Para que isso não aconteça e para que a sua moto tenha o máximo rendimento na estrada quando chegar o momento de a conduzir novamente, encha o depósito da sua moto e adicione um aditivo estabilizador ao combustível.

Coloque os pneus da moto em suspensão

Deve colocar os pneus da moto em suspensão para que eles não toquem no chão e, consequentemente, não fiquem vazios. Se não tiver essa possibilidade, deve encher os pneus com a pressão correta e colocar a moto no cavalete central. Periodicamente, deve rodar os pneus para que a mesma parte do pneu não fique no chão durante todo o Inverno.

Afaste os calços de travagem dos discos

Para que a travagem da sua moto nunca fique comprometida, deve afastar sempre os calços dos discos de travagem. Essa é a melhor forma de proteger os respetivos calços e zelar pela sua segurança, pois estará a impedir uma travagem inoperante e uma eventual má formação dos calços de travagem.

Retire a bateria

Deve retirar a bateria da sua moto e, se possível, colocá-la num carregador a uma temperatura superior a 32 graus. Depois, pode programar o carregador para fazer automaticamente um carregamento mensal. Por outro lado, se pretender, pode deixá-la na moto e desconectar apenas a extremidade do cabo negativo.

Guarde a moto numa garagem

O melhor local para guardar e proteger uma moto durante o Inverno passa pelo seu aparcamento numa garagem. Este é o local que lhe dá mais garantias de proteção e segurança. Por outro lado, deve utilizar sempre uma capa de algodão ou cobertor a tapar a moto, em vez de uma lona de plástico, pois esta última torna-se húmida e pode danificar a própria moto.

Aspetos a ter em conta com a área onde vai guardar a sua moto

Para guardar e proteger a sua moto da melhor maneira possível, deve verificar criteriosamente se a área onde a vai armazenar tem reunidas todas as condições necessárias. Deve ter em conta os aspetos seguintes:

  • O local onde vai guardar a moto deve ser seco, espaçoso e arejado. Se o edifício receber diretamente luz solar tanto melhor, uma vez que isso impede a variação de temperaturas;
  • Os locais com grandes janelas devem ser evitados, uma vez que a exposição permanente da moto ao sol danifica as suas cores e componentes elétricas;
  • Os locais em áreas industriais são também impróprios para o armazenamento da sua moto, pois os fumos desgastam a pintura e o brilho da própria moto;
  • É aconselhável que guarde a moto numa área que tenha seguro. Assim, o condutor está salvaguardado em caso de fogo, roubo, vandalismo, más condições atmosféricas, entre outros;
  • É preferível que a área seja uma construção à prova de fogo e tenha alarme, portas e vidros de segurança. A possibilidade de estar junto a uma estação de polícia é também uma enorme mais-valia em termos de proteção.