Comentários recentes

Votação

Em que estado comprou a sua moto?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Como lavar uma moto

A lavagem de uma moto requer muitos cuidados e atenção por parte de um motociclista, uma vez que esta é um veículo que possui materiais muito delicados. Saiba como lavar uma moto e mantenha-a sempre num ótimo estado de conservação.

A lavagem de uma moto

A lavagem de uma moto é uma ação de limpeza muito importante que deve ser efetuada com regularidade. É fundamental que um rider retire toda a sujidade dos componentes principais de uma moto, pois assim conseguirá mantê-la sempre em boas condições de utilização e, ao mesmo tempo, está a zelar pela sua segurança na estrada.

Contudo, independentemente do tipo de moto que tenha, a lavagem deve ser feita de uma forma manual, uma vez que as altas pressões das mangueiras de água dos centros de lavagem automáticos danificam as peças principais dos veículos de duas rodas.

Também deve procurar um local com sombra para lavar e secar a sua moto para que os raios de sol não prejudiquem a respetiva pintura, nem deixem manchas de água.

O material necessário

Um supermercado é o local mais apropriado para adquirir os materiais necessários para lavar uma moto. Em todo o caso, para o fazer corretamente precisa de reunir o material seguinte:

  • Um balde de água;
  • Sabão ou detergente líquido (produtos de limpeza automóvel também funcionam);
  • Luvas (para manter as mãos limpas);
  • Removedor de insetos e alcatrão;
  • Desengordurante para limpar as peças do motor;
  • Uma escova de dentes;
  • Lubrificante WD40;
  • Uma escova para limpeza das rodas;
  • Um desinfetante para as rodas;
  • Duas esponjas de micro fibra ou 100% algodão;
  • Uma variedade de toalhas de algodão macio e outros panos;
  • Um pano de camurça para secar.

Como lavar uma moto

Depois de ter reunido todo o material e para que a moto fique corretamente lavada deve realizar os passos seguintes:

Preparar a água

Utilize um balde à sua escolha e dentro dele coloque o sabão ou o detergente líquido com água quente. Mantenha a esponja nas proximidades e não deixe que esta toque no chão, uma vez que ela pode trazer pedras consigo que, consequentemente, danificarão a pintura do seu veículo de duas rodas.

Retirar a sujidade e os insetos da moto

A sujidade e os insetos mortos que se encontram numa moto são as principais preocupações de todos os motociclistas. Contudo, uma das melhores maneiras de limpar um veículo de duas rodas e remover todas as suas impurezas passa por utilizar os removedores de insetos e alcatrão e o lubrificante WD 40. Estes produtos fazem com que a sua moto rejuvenesça.

Lavar todas as peças

Uma boa lavagem passa por limpar todas as peças de uma moto. Dessa forma, é indispensável que as partes robustas sejam cuidadosamente verificadas. A parte rígida de uma moto (como por exemplo o braço oscilante e o tubo de escape) necessita de uma limpeza específica. Nesse sentido, deve utilizar um desengordurante e esfregar individualmente todas as peças da componente rígida, tendo cuidado para não deixar que os solventes entrem em contacto com a pintura ou cromado da moto.

Não esquecer de esfregar todos os cantos

Para que a moto fique impecável e em ótimas condições de utilização, um motociclista deve lavar todos os cantos e recantos do seu veículo. De modo a facilitar a sua tarefa, utilize uma escova de dentes para chegar às partes de acesso mais difícil. Se pretender, pode aplicar desengordurante na ponta da escova para limpar as peças não cromadas do motor, para que estas fiquem mais brilhantes que nunca.

Retirar a sujidade dos travões

Uma escova de braços longa é o melhor acessório para esfregar e retirar a sujidade que possa estar acumulada nos travões. No entanto, deve aplicar previamente um desinfetante para as rodas da sua moto e deixar que este repouse durante alguns instantes. Ao fazê-lo desta maneira, a sua tarefa de esfregar as rodas da sua moto ficará muito mais facilitada.

Lavar o corpo da moto

Para que a moto fique com um brilho fenomenal, deve limpar cuidadosamente o corpo e as carenagens do respetivo veículo. Utilize as esponjas de micro fibra humedecidas em água com sabão e certifique-se que a pintura está molhada antes de começar a esfregar o corpo da moto. A água ensaboada atua como um lubrificante e isso protegerá ainda mais a estrutura da moto. Enxague os resíduos de sabão com um jato suave de água ou derrame a água que se encontrar no balde.

Enxugar a moto

Depois de lavar a moto, coloque-a à sombra para que esta possa secar nas devidas condições. Ainda na sombra, quando a moto se encontrar quase seca, utilize um pano de camurça para absorver a humidade restante da tinta. A camurça é o melhor material para enxugar a moto, uma vez que não arranha os acabamentos e evita a acumulação de manchas e riscos.