Comentários recentes

Votação

Em que estado comprou a sua moto?
Novo
37%
Semi-novo
27%
Usado
32%
Vintage
4%
Votos totais: 285

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

A Honda CBR600RR & CBR1000RR

As motos de competição apresentam uma performance arrebatadora em pista e é por isso que são uma das predilectas por parte de todos os motociclistas. Conheça a história da Honda CBR600RR & CBR1000RR e saiba quais são as suas características principais.

A história da Honda CBR600RR

A CBR600RR surgiu no ano de 2003 e veio com a intenção de marcar uma nova posição no tipo de motos desportivas de média capacidade.

A construção da CBR600RR baseia-se nas mais avançadas tecnologias desenvolvidas na classe de MotoGP e a sua musa inspiradora foi a campeã do mundo, a RC211V de Valentino Rossi.

A CBR600RR tornou-se assim uma referência inequívoca deste segmento e os três títulos mundiais consecutivos no campeonato do mundo de Supersport são a prova disso mesmo. Este domínio nas pistas refletiu-se no asfalto, onde o seu desempenho agradou a milhares de motociclistas que procuravam sentir toda a emoção e chama ao conduzir uma moto de competição.

A nova CBR600RR

Nos últimos anos, a competição entre os motociclistas acentuou-se de tal forma que a CBR600RR necessitou de uma renovação profunda para se manter popular e competitiva no segmento das motos desportivas.
A criação de um modelo inovador não foi uma tarefa de fácil realização e, para que a produção fosse possível, procurou-se obter a melhor relação entre o peso e a potência de uma moto. Procurou-se reduzir o peso dos componentes ao estritamente necessário para que a moto fosse o mais leve possível e, nesse sentido, reformulou-se o motor, quadro, carenagens e até o painel de instrumentos. O lema adotado foi o de “menor peso para um controlo superior”,pois o objetivo principal passava por atingir uma nova dimensão para as desportivas de 600 CC.

A nova CBR600RR tem o custo médio de 11.500 euros/27.221 reais e a versão com ABS tem o custo médio de 13.100 euros/31.000 reais.

As características principais da CBR600RR

A CBR600RR apresenta uma série de especificidades técnicas que a distinguem de todos os outros modelos. São eles:

  • Apresenta um motor de 4 cilindros em linha DOHC, quatro tempos, com duplo comando de válvulas, que alcança a potência máxima de 116 CV às 13 000 rpm. Ele é compacto e leve e apresenta um propulsor de 599 cm3, arrefecido por líquido e com um avançado sistema de injeção eletrónica multiponto PGM-FI.
  • Oferece a possibilidade de utilizar o sistema de travagem C-ABS, o primeiro sistema de ABS a ser implementado em motos desportivas e que permite uma travagem eficaz. No entanto, também é possível que um motociclista opte pela versão sem ABS.
  • As entradas de ar, em conjunto com o sistema ram-air, baseado na VTR SP2, asseguram uma maior pressão de ar e uma maior estabilidade nas curvas que são realizadas a alta velocidade.
  • Oferece um quadro em alumínio fundido, que contribui para um tipo de chassis diamond desportivo que é fácil de manobrar. O seu peso total é de 169 kg, o que garante uma maior flexibilidade a qualquer velocidade.
  • A suspensão frontal é uma forquilha telescópica invertida, com bainhas de 41 mm. Também é de realçar o sistema de cartucho invertido HMAS, que visa melhorar a resposta da suspensão em pisos mais irregulares. Na traseira, surge a revolucionária suspensão Unit Pro-link que é uma cópia da Honda RC 211V de pista, o que torna o amortecimento muito mais progressivo e melhora a estabilidade nas curvas.

A história da CBR1000RR

A CBR1000RR é uma moto desportiva de 998 CC fabricada pela Honda. Trata-se de uma moto conhecida como Fireblade e foi introduzida no mercado no ano de 2004, substituindo a CBR954RR.

As inovações técnicas que foram introduzidas com a CBR600RR, herdeira directa da RC211V, foram utilizadas na CBR1000RR e fizeram desta uma referência entre as motos superdesportivas. A Fireblade é um modelo que apresenta linhas arrojadas, agressivas e compactas, o que permitiu criar uma base competitiva tanto no mercado superdesportivo, como nas mais variadas competições.

O desempenho da CBR1000RR é um convite para todos os amantes da aventura e das grandes velocidades e é por isso que o conceito de “lâmina de fogo”está subjacente a esta moto.

Atualmente, a CBR1000RR pode ser adquirida pela módica quantia de 14.600 euros/34.560 reais e a versão ABS por 16.430 euros/38.891 reais.

As características principais da CBR1000RR

A CBR1000RR é uma moto desportiva que alia a emoção da condução existente nas pistas de corrida à modernidade e aos avanços da tecnologia. Das suas características principais, destacam-se as seguintes:

  • Apresenta um motor de 4 cilindros em linha DOHC, quatro tempos, alimentado por injeção eletrônica PGM-FI e arrefecimento líquido.
  • Tem um motor com uma cilindrada de 998 cm3 e é capaz de alcançar 178,1 cv de potência a 12.000 rpm e 11,4 kgfm de torque a 8500 rpm.
  • Apresenta 2,080 m de comprimento, 0,685 m de largura e 1,130 m de altura e um peso total de 177 kg, o que a transforma numa moto muito ágil e fácil de conduzir.
  • O chassis é do tipo Diamond Frame, em forma de U, e é muito leve e estreito, o que permite uma maior estabilidade na pilotagem, principalmente nas curvas e nas mudanças bruscas de direção. Por outro lado, a suspensão dianteira é invertida (Upside Down) e a traseira é a Unit Pro-link com o sistema HMAS (Honda Multi Action System) e reservatório de gás – derivados da MotoGP.
  • Oferece um sistema de embraiagem deslizante, que otimiza a potência para as rodas e, consequentemente para os pneus, garantindo assim uma elevada performance.
  • Emprega o amortecedor HESD (Honda Eletronic Steering Damper), que utiliza sensores de velocidade e aceleração, anulando eventuais oscilações decorrentes de rápidas acelerações.
  • Na dianteira apresenta travões de disco duplo com acionamento hidráulico de quatro pistões e diâmetro de 320 mm. Ao passo que na traseira, utiliza o disco com acionamento por pistão simples, com 220 mm de diâmetro.