Comentários recentes

Votação

Em que estado comprou a sua moto?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

A Honda CBR900RR & CBR929RR & CBR954RR

Os modelos CBR900RR & CBR929RR & CBR954RR da Honda são muito conhecidos e apreciados por todos os amantes das grandes velocidades e do desporto de duas rodas. Conheça a história da CBR900RR & CBR929RR & CBR954RR e saiba o porquê destes modelos serem apelidados de “lâminas de fogo”.

A Honda CBR900RR

A Honda CBR900RR é uma moto superdesportiva da Honda que foi lançada no ano de 1992. Ela foi projetada pelo engenheiro Tadao Baba e ficou conhecida como a primeira Fireblade (lâmina de fogo) da marca japonesa. Tratava-se de uma moto com potência de motor de 1000 CC, que garantia a possibilidade de controlo total e a agilidade de uma 750 CC.

A Fireblade ficou assim conhecida por ser uma moto rápida, leve, robusta e potente, e isso foi suficiente para fazer dela uma campeã na estrada e nas pistas de competição.

Este modelo marcou assim uma nova era no segmento das superdesportivas de alta performance e isso deveu-se ao seu conceito de leveza, às formas compactas das suas linhas e à potência do seu motor. Tratou-se de um tipo de moto que se tornou referência na sua classe e o conceito de “Controlo Total” que ela proporcionava atraiu a maioria dos amantes da aventura e das grandes velocidades.

A Honda CBR929RR

A CBR929RR é um modelo da Honda que foi desenvolvido e melhorado a partir dos trabalhos efetuados na sua congénere anterior, a CBR900RR. Ela foi lançada no início do novo milénio (2000) e tinha como objetivo principal reposicionar a Honda como líder no segmento das motos superdesportivas. Foi também uma forma dos responsáveis da marca nipónica darem uma resposta imediata aos modelos que haviam sido lançados pela concorrência, nomeadamente a Yamaha, Suzuki e Kawasaki.

A CBR929RR trouxe mais potência e uma maior leveza a uma moto que, por si só, já era considerada a mais leve do mercado na sua classe.
Esta Fireblade apresentava uma série de modificações que melhorava o desempenho da moto em qualquer tipo de piso e o destaque principal vai por completo para a introdução do novo motor de 929 CC, com injeção de combustível eletrónica, para a alteração do quadro da moto e para os ajustes realizados ao nível da suspensão. Estas transformações fizeram com que a Honda se tornasse uma marca mais apetecível para todos os motociclistas e a prova disso mesmo foi o sucesso comercial que a CBR929RR teve.

A Honda CBR954RR

Cada nova geração da Fireblade da Honda conseguiu ser sempre melhor que a anterior, combinando as mais avançadas tecnologias em prol de uma eficácia superior, facilidade e prazer de condução – é o caso da CBR954RR. Esta moto foi lançada para o mercado no ano de 2002 e constitui uma lufada de ar fresco no segmento das motos superdesportivas. Era uma moto ainda mais potente e mais leve que as anteriores e apresentava uma carroçaria e estilo mais elegante e aerodinâmico, o que conquistou a simpatia dos riders mais exigentes. A sua produção foi curta, uma vez que terminou no ano de 2003 para dar lugar à comercialização da CBR 1000RR, no entanto, a CBR954RR continua a ser umas das motos mais imponentes e respeitadas no panorama motociclístico mundial.

As principais características da CBR954RR

A CBR954RR representa a evolução da linha Fireblade e, como tal, apresenta características que lhe são únicas. São elas:

  • Um motor com quatro cilíndricos, de quatro tempos, compacto e leve, com um propulsor de 954 cm3, arrefecimento líquido e injeção de combustível PGM-FI. Tem uma potência máxima de 154 cv às 11.250 rpm e torque de 10,3 kgm às 11.200 rpm;
  • Oferece um quadro leve em alumínio fundido, com um peso total de 168 kg e uma geometria desportiva, o que possibilita uma maneabilidade intuitiva e entusiasmante, e um aumento da sua rigidez;
  • A alimentação é mediante um sistema de injeção eletrónica, tem ignição eletrónica e a caixa de velocidades é manual com 6 velocidades;
  • Oferece um pneu traseiro largo, nomeadamente 190/50 ZR 17M/C, o que permite uma experiência de condução extasiante e ao estilo Supersport. Os pneus da frente obedecem à medida 120/70 ZR 17M/C;
  • A suspensão frontal é uma forquilha telescópica invertida, com bainhas de 43 mm. Também é de realçar o sistema de cartucho invertido HMAS, que melhora a resposta da suspensão em pisos mais irregulares e a compressão da mola de ajuste de amortecimento. Na traseira, surge o sistema Pro-Link com pré-carga da mola e recuperação de ajuste de amortecimento, que melhora consideravelmente a estabilidade da condução;
  • A CBR954RR tem travões potentes de disco à frente e atrás. O travão frontal recorre a um disco duplo flutuante de 300 mm com pinças de 4 pistões radiais e, na traseira, utiliza o disco com acionamento por pistão simples, com 230 mm de diâmetro.