Comentários recentes

Votação

Com que frequência anda de moto?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

O melhor som dos motores de motos

A variedade de sons que emana dos motores de combustão interna das motos é como que uma sinfonia mecânica proveniente dos pistões, das válvulas, entradas de ar e sistemas de escape. Conheça o melhor som dos motores de motos e escolha aquele que mais se identifica consigo.

Atualmente, existem vários tipos de motos no mercado e cada uma apresenta um roncar do motor muito próprio. Destacam-se os sons produzidos pelos motores das motos seguintes:

1. Honda RC 166

A Honda RC 166 é uma moto com 250 cc, DOHC, seis cilindros em linha e seis tubos de escape individuais. Cada cilindro desloca aproximadamente 41,6 cc, o que faz com que a redline do motor ascenda às 18.000 rpm. Esta moto é única e o som do seu trabalhar é inconfundível e incomparável. O som da RC 166 da Honda personifica a paixão pelo desempenho de um veículo de duas rodas na pista ou no asfalto e dá a conhecer a vontade do homem em ultrapassar os seus próprios limites.

Vídeo:

 

2. Ducati Superbike com motor V-Twin

A gama Superbike da Ducati utiliza motores V-Twin e estes encontram-se presentes em vários modelos da marca italiana, como o 888, 916, 996, 998, 999, 1098 e 1099. As motos da Ducati apresentam uma performance extraordinária na estrada e o trabalhar musculado dos seus motores ecoa um pouco por toda a parte e isso faz com que nunca seja esquecido.

Vídeo:

 

3. Honda com motor V4

Esta configuração de motor é encontrada nos modelos RC 30 e RC 45 da Honda, assim como nos modelos street VFR 700 e 750 que surgiram no final da década de 80 e no início da década de 90. Estes modelos marcaram o seu tempo e isso aconteceu devido ao som excecional dos seus motores V4 e à sua aceleração vibrante.

Vídeo:

 

4. Motos com quatro cilindros em linha e virabrequim em cruz

Os motores quatro cilindros em linha são os que se encontram com mais frequência no panorama motociclístico atual. Contudo, o modelo do virabrequim em cruz que está presente nas unidades YZR-M1 e R1 da Yamaha diferenciam-nos dos outros modelos. Este formato apresenta um roncar diferente dos da maioria e fica nos ouvidos como que se de um rugido se tratasse.

Vídeo:

 

5. Harley Davidson com motor V-Twin

Nos anos 90, a Harley Davidson tentou registar a marca do som dos seus motores, mas acabou por desistir depois de muitos anos de litígios com fabricantes concorrentes. No entanto, o som mecânico e ordenado do trabalhar de uma Harley Davidson será sempre inconfundível e perdurará para sempre como um dos ícones da marca americana.

Vídeo:

 

6. Motos com cilindros V-Twin paralelos

As marcas britânicas, como a Triumph, Norton e BSA destacaram-se pela produção de veículos de duas rodas com cilindros V-Twin paralelos. Estes motores apresentam um som atlético e excecional à boa maneira britânica. O modelo Speed Twin da Triumph e o Commando da Norton são ótimos exemplos desse estilo exclusivo.

Vídeo:

 

7. Honda NR

A Honda NR foi concebida nos finais dos anos 70, tinha um motor com 749 cc, quatro cilindros em V, pistões ovais, oito injetores e oito válvulas por cilindro. O seu modelo principal, o NR 750, tinha uma maior capacidade de deslocamento e era ideal para ser utilizada nas corridas de endurance. O som proveniente do seu motor é simplesmente maravilhoso e memorável.

Vídeo:

 

8. Motos de arrasto

As motos de arrasto, também conhecidas como Drag bikes, são motos de competição de arranque. Elas têm mais de 1.500 cavalos de potência e cumprem com os tradicionais 0 aos 100 km/h em aproximadamente 2 segundos. Estas motos apresentam uma enorme potência e velocidade e o trabalhar do motor reproduz um som forte, inconfundível e inabalável.

Vídeo:

 

9. Motos com três cilindros em linha

O som de um motor com três cilindros em linha é simplesmente apaixonante, uma vez que combina o rugido de um motor com cilindros V-Twin paralelos a baixas rotações com a sonoridade de um motor quatro cilindros em linha nas rotações mais elevadas. As motos Rocket lll da BSA e a X75 Hurricane e Speed e Street Triples da Triumph são veículos com três cilindros em linha e a sonoridade dos seus motores é uma verdadeira sinfonia.

Vídeo:

 

10. Ducati Desmosedici

A Desmosedici é uma moto protótipo desenvolvida pela Ducati para competir no MotoGP. Trata-se de um veículo de duas rodas exclusivo, tem um magnífico poder de arranque e o som do seu trabalhar impõe imediatamente respeito. O ruído do seu motor é sonoro, intenso e memorável, ficando automaticamente no ouvido.

Video: