Comentários recentes

Votação

Em que estado comprou a sua moto?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Os principais cuidados ao viajar de moto

Viajar de moto dá ao motociclista uma sensação única de liberdade. Seja calmamente para aproveitar o bom tempo ou com mais velocidade e cuidado nas autoestradas com a sensação do vento a abraçar o corpo do motard e do seu possível passageiro, é fantástico partir à aventura num motociclo. Há, no entanto, que se ter algumas medidas de precaução para que a viagem corra da melhor maneira possível. Tem que se dar especial atenção à segurança, que é muito importante e por vezes é posta de parte.Infelizmente, os riscos para os motociclistas são muitos e uma queda poderá ser letal quando não se usa os mecanismos de segurança. Por si, pelos seus passageiros, por todos os que andam na estrada e pelos que partiram devido a falhas de segurança, siga estas 7 medidas de segurança sempre que viajar na sua mota.

1. Use sempre um capacete de proteção

Claro que devemos começar pelo essencial. Haverá quem defenderá que, sem capacete, as viagens são mais agradáveis, no entanto, ao não usar capacete corre o sério risco de sofrer um acidente fatal ou com danos cerebrais permanentes. Deste modo, quando viajar de moto, seja em curtas ou longas distâncias, não se esqueça de usar sempre o seu capacete de segurança.

2. Use vestuário adequado

Existe um sem número de peças de vestuário e calçado que representam um risco de acidente para o motociclista e passageiro. É esse o caso das sandálias ou calças de ganga. Para que tudo corra como esperado, use as peças essenciais para andar de moto em segurança. Um casaco de material protetor contra vento, frio, insetos e possíveis poeiras e pedras da estrada não deverá ser esquecido. É também bom que use cores que se destaquem, pois em vários acidentes os automobilistas dizem que não se aperceberam da presença de uma mota.

3. Tenha cuidados redobrados na sua condução e na condução alheia

Quando viajar de moto, tenha atenção à sua segurança na estrada. Conduza na defensiva. Os automobilistas por vezes não têm visibilidade ou não reparam na presença de uma moto por perto, deste modo, tenha atenção redobrada em relação à que teria se estivesse a conduzir um carro.

4. Atente para as alturas de chuva ou gelo na estrada

Evite viajar de moto quando está mau tempo. A chuva poderá fazer com que o piso fique escorregadio, além de toldar a visibilidade, portanto evite viajar nestas condições e, caso tenha que o fazer, tenha muito cuidado com curvas, cortes e travagens para que não sofra acidentes. O mesmo acontece quando existe uma camada de gelo no piso.

5. Tenha cuidado com possíveis interferências na estrada

A gravilha, a areia, as folhas molhadas e as pequenas pedras são apenas alguns exemplos do que poderá aparecer-lhe pelo caminho para dificultar a sua condução. Esteja sempre atento e preparado para lidar com estes problemas para que não sofra ou cause acidentes na sua viagem.

6. Não se aventure sem experiência

Antes de se aventurar em grandes viagens terá que ter a certeza de que está preparado para tal, pelo que é importante que pratique regularmente, aprenda a conduzir a sua moto devidamente, a conhecer os seus pontos fracos e pontos fortes, as principais tarefas de manutenção e a trabalhar no sentido de conseguir suportar uma viagem sem que ocorram erros que resultem em desastre.

7. Tenha atenção a possíveis problemas alheios

Por muito que seja um condutor atento existem sempre fatores externos que não controla. Falamos, por exemplo, da falta de atenção de outros condutores ou erros que estes possam cometer. Mantenha-se atento, mantenha uma distância de segurança e mantenha-se com reflexos rápidos para conseguir reagir devidamente quando algo inesperado surge.

Esteja atento à segurança quando viaja de moto, tanto à sua como à dos seus passageiros e demais pessoas a viajar na estrada. Deverá saber usar a sua moto devidamente, preparar-se para a viagem, aprender a travar quando necessário e com segurança, isto inclui as difíceis travagens em cortes e usar o material adequado para que a viagem corra da melhor maneira possível. Conheça bem a sua moto e as suas capacidades antes de partir à aventura, mantenha-se seguro e verá que tudo correrá pelo melhor.