Comentários recentes

Votação

Em que estado comprou a sua moto?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

O que precisa de saber acerca de uma mota Ducati

As motos da marca Ducati têm uma presença muito forte dentro do panorama motociclístico mundial e isso faz com que os seus modelos sejam dos mais cobiçados em todo o planeta. Nesse sentido, compreenda o que precisa de saber acerca de uma mota Ducati e conheça se este veículo é o ideal para si.

Para todos os motociclistas que têm uma moto Ducati, ou estão na iminência de comprarem uma, existem determinados aspetos que caracterizam os modelos da marca italiana e que devem ser conhecidos por todos. São eles:

O sistema desmodrômico de acionamento de válvulas Ducati

O funcionamento das válvulas de uma Ducati suscita sempre muitas dúvidas e interrogações na cabeça de todos os motociclistas e isso pode ser um obstáculo impeditivo ao conhecimento e/ou compra de uma moto. Para que tal não se suceda, é necessário conhecer como funciona o sistema desmodrômico de acionamento de válvulas e se este necessita ou não de ser ajustado.

A palavra “desmodrômico” deriva da palavra “desmos”, que significa “controlados; ligados” e “dromos” refere-se a um caminho ou percurso. Quer isto dizer que os movimentos das válvulas (abertura ou fecho) são sempre controlados e ajustados ao longo de um determinado percurso e isso possibilita uma maior potência do motor e, consequentemente, um maior rendimento da moto.

Todos os motociclistas devem ajustar o sistema desmodrômico de acionamento de válvulas da sua moto Ducati a cada 5.000 quilómetros.

A direção da moto Ducati

Na condução de uma Ducati, uma das maiores dificuldades sentidas pelos motociclistas relaciona-se com o bloqueio da direção. É um movimento de difícil execução, uma vez que o design tubular do quadro da moto obriga ao estabelecimento de um raio de ação mais alargado. Nesse sentido, todos os motociclistas devem ter a máxima atenção nos estacionamentos e nas inversões de marcha, caso contrário correrão o risco de caírem no asfalto.

O descanso lateral e central

Uma característica fantástica no design das Ducatis modernas é a possibilidade que o motociclista tem em “camuflar”o descanso lateral, uma vez que ele pode ficar embutido no próprio quadro da moto. Os modelos mais antigos não têm esta funcionalidade e isso é um handicap em comparação com uma moto atual e moderna.

Por outro lado, todos os tipos de motos que tenham mais de um cilindro e motores em linha devem ficar estacionados no descanso central. Esta é uma medida fundamental que garante a estabilização da mota e mantém a equalização dos carburadores. Nos casos dos modelos desportivos que não possuem este dispositivo, o aconselhável é que os motociclistas adquiram um cavalete que suspenda a roda traseira, à semelhança do que fazem as equipas de alta competição.

A manutenção da moto Ducati

A posse ou a compra de uma moto Ducati obriga a uma revisão e manutenção constantes. Esses são factos absolutos e indesmentíveis e todos os riders devem-nos conhecer antes de adquirirem qualquer modelo da marca italiana.

Para ter uma moto deste calibre, é necessário que um motociclista tenha tempo, dinheiro e uma enorme dedicação à máquina, caso contrário a Ducati não deve ser a primeira escolha como moto e, mais cedo ou mais tarde, acabará por se virar contra o seu proprietário.

A Ducati é uma moto que exige muito dos seus motociclistas e, em contrapartida, oferece as melhores sensações que a condução de duas rodas oferece.

A componente elétrica de uma Ducati

Um dos pontos fracos das motos Ducati está relacionado com o aparecimento de vários problemas elétricos que conduzem ao mau funcionamento dos seus modelos. É frequente existirem erros no sistema de arranque, nos reguladores de tensão e até mesmo com a bateria. Por exemplo, um dos problemas de maior destaque nos modelos Ducati diz respeito à má conexão existente entre o regulador e o alternador. Existe uma enorme resistência à voltagem, o que faz com que os fios derretam e isso causa o corte da ligação entre o regulador e outros elementos da ignição.

Os jatos da agulha do carburador

Para todos os motociclistas que têm uma Ducati ou estão interessados na compra de uma com mais de 8.000 quilómetros, devem ter muita atenção ao estado dos jatos da agulha do carburador. Quando estes estão desgastados, são os principais responsáveis pelo aumento do consumo de combustível e isso conduz à perda de rendimento do veículo na estrada. Os jatos da agulha do carburador são um dos problemas mais comuns nas motos Ducati e o seu estado deve ser sempre diagnosticado em primeiro lugar.

As peças motociclísticas da Ducati

As peças originais da Ducati são de uma qualidade enorme, no entanto, são muito caras e muito difíceis de obter. Caso necessite de alguma peça que venha diretamente da origem (Itália), é necessário aguardar um prazo médio de duas semanas para a receber.