Comentários recentes

Votação

Com que frequência anda de moto?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Tipos de capacetes

À semelhança da compra de uma moto, a compra de um capacete é muito complexa. Existem vários tipos de motos, assim como vários tipos de capacetes e cada um tem a sua função específica e adapta-se ao estilo do condutor, da sua condução e à moto que possui. Dos capacetes existentes no mercado, destacam-se os seguintes:

Capacetes abertos ou modulares

Os capacetes abertos ou modulares são aqueles que são mais agradáveis para o motociclista utilizar, principalmente no Verão, quando corre uma brisa agradável. No entanto, estes são menos envolventes, pois não oferecem proteção no queixo. Existem exemplos de acidentes em que os maxilares dos condutores ficam completamente destruídos porque utilizavam capacetes abertos.

Capacetes fechados ou integrais

Os capacetes fechados ou integrais são os capacetes escolhidos pela maioria dos motociclistas, pois são aqueles que oferecem uma maior segurança na condução e na estrada. Para todos os que têm uma moto desportiva, é indispensável ter um capacete fechado ou integral. Tratam-se dos capacetes mais caros, graças aos materiais e funcionalidades que incorporam, como os sistemas de ventilação, forros e viseiras removíveis, fechos de segurança, entre outros.

Capacetes off-road

Os capacetes off-road são os ideais para serem utilizados no desporto competição, como aquele que é praticado com as motos todo terreno (TT). Oferecem uma proteção singular contra pedras, lama, insetos e poeiras e têm a máxima eficácia quando são utilizados em conjunto com óculos de proteção adequados. São os mais indicados para a prática do deporto de competição, como por exemplo o motocross.

Capacetes articulados ou híbridos

Os capacetes híbridos representam um novo conceito de capacete para todos os motociclistas. Estes capacetes permitem deslocar para cima a parte da proteção do queixo. São cada vez mais procurados por todos os que fazem grandes viagens, pois garante-lhes um período de descanso suplementar sem ter a necessidade de retirar o capacete.

Capacetes curtos

Os capacetes curtos são aqueles que não protegem o queixo nem a parte lateral da cabeça. São os capacetes mais utilizados para quem conduz uma moto chopper, pois são sinónimo de um maior estilo. A proteção e segurança que oferecem são quase nulas e é por isso que são os capacetes mais acessíveis do mercado.