Comentários recentes

Votação

Em que estado comprou a sua moto?

Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades.

Os tipos de pneus de uma moto

De forma a escolher os melhores pneus para uma moto , um bom motociclista deve conhecer todos os tipos de pneus existentes no mercado. Ao conhecer o tipo de pneus que uma moto utiliza está a olhar pela sua segurança e bem-estar na estrada.

Dos pneus existentes para uma moto, destacam-se os modelos seguintes:

Os pneus de competição

Os pneus de competição são conhecidos como os pneus de pista ou pneus “race” e a sua utilização destina-se a uma utilização em circuito. São conhecidos como os pneus lisos, utilizados nas mais diversas competições mundiais. Estes pneus são feitos com borrachas muito macias e funcionam a temperaturas muito elevadas, o que garante ao condutor uma maior adaptação às circunstâncias de uma prova, nomeadamente uma aceleração forte ou uma travagem brusca.

A borracha do pneu de competição oferece diversos graus de maciez, ela pode ser rígida (hard), intermédia (medium) ou macia (soft) e o seu tempo de vida útil é muito curto.

É também de realçar que, dentro dos pneus de competição, existem pneus de chuva e pneus secos que se adaptam às condições climatéricas que afetam uma determinada prova. Assim, todos os motociclistas competem em condições iguais. Os pneus de competição geralmente não são homologados para uma utilização em estrada. 

Os pneus de desporto

Os pneus de desporto são pneus de borracha macia e destinam-se principalmente para uma utilização desportiva e/ou em circuito. Apresentam poucos desenhos de piso e atingem temperaturas muito elevadas (menos elevadas que os pneus de competição). A vida útil destes pneus é curta e a sua utilização debaixo de chuva deve ser muito cuidadosa, uma vez que não são muito eficazes em piso molhado.

Os pneus de desporto/touring

Estes pneus são pneus de borracha intermédia, isto é, são pneus em que a borracha não é macia, mas também não é rígida. Apresentam um maior número de desenhos na superfície, uma temperatura de funcionamento mais baixa que a que é atingida nos pneus de desporto e proporcionam uma excelente aderência ao piso. Estes são os pneus modelo para dar as suas voltinhas ao fim de semana, pois adaptam-se perfeitamente aos diversos tipos de terrenos.

Os pneus touring

Os pneus touring são conhecidos como os pneus de estrada e destinam-se a todos os motociclistas que, por exemplo, fazem da motorizada o seu meio de transporte habitual. São pneus de borracha rígida, apresentam uma temperatura de baixo funcionamento e o tempo de vida útil é superior ao dos pneus de desporto. Estes pneus são recomendados para todo o tipo de trajetos e os seus desenhos possibilitam um andamento mais seguro em pisos molhados. Por exemplo, se é uma daquelas pessoas que gosta de fazer uma viagem aventura de moto , estes são os pneus ideais para equipar a sua moto.

Os pneus mistos ou trail

Os pneus mistos ou trail são aqueles que são utilizados em motos que tanto circulam em terra como no asfalto. São pneus que apresentam desenhos mais largos na superfície, de forma a ter a máxima tração nos mais diversos terrenos, como na lama ou na areia. Estes pneus têm borrachas rígidas, apresentam uma temperatura de funcionamento baixa e oferecem uma boa aderência a todo o tipo de piso.

Os pneus todo o terreno (TT)

Um pneu todo o terreno (TT) é aquele que tem grandes sulcos na sua superfície e é o ideal para ser utilizado em pistas de terra, ou nas provas de motocross. São pneus de borracha rígida, apresentam uma temperatura de baixo funcionamento e são os ideais para serem utilizados em terrenos secos e em superfícies acidentadas, pois proporcionam uma excelente aderência ao piso. Para todos os amantes do desporto de duas rodas e da competição em geral, os pneus TT são os que mais garantias oferecem.

O tipo de moto em questão é uma das principais condições para a escolha correta dos pneus. Conheça as características da sua moto e saiba escolher os pneus que melhor se adequam a ela, só assim conseguirá obter um bom rendimento da sua moto e da sua performance na estrada.